Mamãe e Bebê
Gestantes
Bebê
 
Anuncie Aqui - Anúncios à partir de R$ 40,00
Mamãe
 
Crianças
  Gestantes
Planejando a gravidez Guia da Gestante Parto Bebês Mães e Gestantes Bebês Festas Infantis Saúde da Mulher e Bebê Escolas e Berçários
Gestantes

 

+ Saúde
+ Beleza
+ Preparativos
+ Gestação

+ Direitos

 
 
 
 

Sintomas de gravidez

Com a gravidez, o corpo feminino sofre profundas alterações, mas são perfeitamente naturais e não costumam ter grandes consequências.

O aumento de peso é, provavelmente, o sintoma de gravidez menos desejado da gravidez, mas é também das mais naturais. O aumento de peso é progressivo,e é mais intenso durante o 3° trimestre de gestação .

Esse aumento de peso é distribuído pela placenta, líquido amniótico, bebê, retenção de líquidos, aumento do tecido adiposo e do volume do sangue. A variação seria em torno dos 12 aos 14Kg, números que podem variar de acordo com a constituição física de cada pessoa.

A grávida deve ter o cuidado de não aumentar excessivamente de peso. Para tanto, deve fazer uma alimentação equilibrada e praticar exercício físico .

Os seios também sofrem alterações provocadas pela gravidez. Eles aumentam de peso, ficam mais sensíveis e dolorosos. As auréolas que rodeiam os mamilos aumentam de tamanho e podem mudar de tonalidade: mais escuras nas morenas e rosadas nas mulheres de pele clara.

Durante a gravidez, os alguns hormônios aumentam a proteção da melanina, que é o pigmento que confere o tom da pele, por isto, podem aparecer manchas escuras no rosto, principalmente na testa, nariz e maças do rosto.

Nos seios, quadris e abdómen podem aparecer estrias. Nas pernas, podem aparecer varizes e alguns aglomerados de vaso sanguíneos que parecem tomar a forma de uma rosácea.

Quando não contém um feto, o útero apresenta o formato e tamanho de uma pêra invertida. Contudo, durante a gravidez, vai passar por muitas alterações. O útero vai aumentando de tamanho em função do crescimento e do desenvolvimento do feto. No final da gravidez o útero pode chegar até ao diafragma, o que poderá originar dificuldades respiratórias.

O funcionamento do coração também se altera durante a gravidez. Para que haja um volume suficiente de sangue para a mãe e seu bebê, o coração precisa realizar um esforço maior, o que torna seus batimentos cardíacos mais frequentes.

À medida que o bebê vai crescendo e aumentando de peso, o útero aumenta de tamanho e comprime as veias pélvicas, o que dificulta o retorno do sangue e origina as varizes. O abdómen materno aumenta de tamanho e peso, o que pode provocar dores na região lombar e cervical, especialmente a partir do 4º ou 5º mês de gestação.

O aparelho digestivo das mulheres grávidas sofrem com as náuseas, vômitos e azia, além das dificuldades de digestão no último trimestre.

Leia Também:


Outras matérias desta seção - Clique nos itens abaixo
Saúde
Beleza
Gravidez
Preparativos
Direitos
 
 

Visite Também as seções:

COTAÇÃO EXPRESS
Ferramenta Gratuita para pesquisa de preços

Selecione Abaixo:

Cotação Express - Festa Infantil
Buffets, Decoração, Buffet em Casa, etc...

Cotação Express - Produtos para Bebês
Enxoval de Bebê, Carrinho, Berço, etc...

Cotação Express - Produtos para Mães e Gestantes
Moda Gestante, Bolsa Maternidade, Obstetras, etc...


Guia de Compras
Produtos para Gestantes e Bebês
 

Um guia de lojas com produtos para a mamãe e o bebê.

Produtos para Gestantes e Bebês

Guia de Festas Infantis
  Um Guia com empresas de todo o Brasil que oferecem produtos e serviços para Festas Infantis.
Guia des Festas Infantis
 

Guia de Escolas e Berçários
  Um Guia com Escolas, Maternais, Escolas de Ensino Fundamental, cursos de natação para bebês, etc.. Guia de Escolas e Berçários  

 

 
 
Destaques
 

Publicidade