Mamãe e Bebê
Gestantes
Bebê
 
Anuncie Aqui
Mamãe
 
Crianças
  Gestantes
Planejando a gravidez Guia da Gestante Parto Bebês Mães e Gestantes Bebês Festas Infantis Saúde da Mulher e Bebê Escolas e Berçários
Gestantes

 

+ Saúde
+ Beleza
+ Preparativos
+ Gestação

+ Direitos

 
 
 
 

Alterações emocionais durante a gravidez.

A gravidez é uma fase da vida muito importante para qualquer mulher. No entanto, é também uma fase em que se verifica alguma instabilidade no seu estado de espírito.

Mudanças de Humor

Durante a gravidez, a mulher oscila facilmente entre a felicidade e a tristeza. As causas para esta grande alteração no humor são muito variadas. Pode ser atribuída ao aumento de progesterona e estógeno, como também pode ser motivada por diversas preocupações que a mulher tem nesta fase de sua vida. "Será que vou ser uma boa mãe? O bebê será saudável? Haverá capacidade financeira para mais um elemento na família? Qual será a reação do pai do bebê ? Será que a relação entre nós dois será afetada? " - estes são apenas alguns exemplos dos seus receios mais comuns durante a gravidez.

As crises de choro são tão frequentes quanto os momentos de extrema felicidade.

Estas variações de humor são mais frequentes durante as primeiras 12 semanas da gravidez. À medida que a gravidez avança, estas crises tendem a diminuir.

Quando se sentir triste, procure reverter essa situação. Passeie, assista a um filme, reuna-se amigos ou família. Compartilhar as suas angústias e receios também ajudará. Acima de tudo, não se recrimine pelas suas mudanças de humor, perfeitamente normais nesta altura. Contudo, se essa tristeza permanecer, pode ser que esteja perante um caso de depressão.

Depressão

Algumas grávidas sofrem mais do que meras alterações de humor. Os momentos de tristeza tornam-se frequentes e parecem não ter fim. Os sinais mais evidentes de uma depressão são a ansiedade, problemas de sono , falta de concentração, extrema fadiga, tristeza profunda, falta de apetite ou uma vontade constante de comer, e a sensação de que nada é divertido ou gratificante.

As alterações hormonais são apresentadas como a causa mais frequente de depressão, mas há outras razões, tais como: problemas e complicações relativos à própria gravidez , problemas familiares.

Para superar a depressão, recomenda-se que compartilhe os seus medos e preocupações com o seu companheiro, amigos e familiares. Procure ser menos exigente consigo mesma e não se sobrecarregue de tarefas. Se a situação de tristeza permanecer mais de duas semanas, aconselha-se que consulte o seu médico que poderá, eventualmente, receitar-lhe anti-depressivos não prejudiciais ao seu estado.

Contudo, se a depressão se agravar, se tiver ataques de pânico, pensamentos ou tendências suicidas ou se se tornar incapaz de lidar com as responsabilidades e tarefas normais do dia-a-dia, é conveniente procurar ajuda psiquiátrica - este passo é fundamental e só prova que é uma boa mãe, que está preocupada em saúde e a do seu bebê.

Leia Também:


Outras matérias desta seção - Clique nos itens abaixo
Saúde
Beleza
Gravidez
Preparativos
Direitos
 
 

Visite Também as seções:

COTAÇÃO EXPRESS
Ferramenta Gratuita para pesquisa de preços

Selecione Abaixo:

Cotação Express - Festa Infantil
Buffets, Decoração, Buffet em Casa, etc...

Cotação Express - Produtos para Bebês
Enxoval de Bebê, Carrinho, Berço, etc...

Cotação Express - Produtos para Mães e Gestantes
Moda Gestante, Bolsa Maternidade, Obstetras, etc...


Guia de Compras
Produtos para Gestantes e Bebês
 

Um guia de lojas com produtos para a mamãe e o bebê.

Produtos para Gestantes e Bebês

Guia de Festas Infantis
  Um Guia com empresas de todo o Brasil que oferecem produtos e serviços para Festas Infantis.
Guia des Festas Infantis
 

Guia de Escolas e Berçários
  Um Guia com Escolas, Maternais, Escolas de Ensino Fundamental, cursos de natação para bebês, etc.. Guia de Escolas e Berçários  

 

 
 
Destaques
 

Publicidade