Mamãe e Bebê
Gestantes
Bebê
 
Anuncie Aqui
Mamãe
 
Crianças
  Gestantes
Planejando a gravidez Guia da Gestante Parto Bebês Mães e Gestantes Bebês Festas Infantis Saúde da Mulher e Bebê Escolas e Berçários
Gestantes

 

+ Saúde
+ Beleza
+ Preparativos
+ Gestação

+ Direitos

 
 
 
 

Garanta uma gravidez tranquila

Garantir uma gravidez agradável e fora de perigo é uma tarefa fácil que só requer alguns cuidados e muito bom senso.

No tempo de nossas avós, as grávidas deveriam permanecer dentro de uma redoma de vidro, esperando o nascimento dos seus filhos com o mínimo ou nenhum contato com os "perigos do mundo lá fora".
Sem dúvida, esta visão é por demais exagerada. No entanto, alguns cuidados podem ajudar a que a gestação decorra num clima de prazer, alheio a alguns aspectos que podem, efetivamente, afetar o normal desenvolvimento da gravidez.

Cuidado com os esforços

Não há evidências de que levantar coisas pesadas pode causar partos pré-maturos ou abortos; geralmente estas complicações correspondem a causas genéticas, infecções e problemas imunitários.

No entanto, Lembre-se de que seu corpo mudou. Sua coluna já está sendo bastante esforçada à medida que a barriga vai crescendo.

Evite fazer esforços ou levantar peso excessivo. Se não houver ninguém por perto que possa ajudá-la, o ideal é ajoelhar-se, manter a coluna ereta. Faça com que a sua coluna permaneça o mais rígida possível e faça a força com as pernas e não com o abdómen. Assim, você evitará esforços desnecessárias nos músculos da barriga.

Sentada ou parada?

Durante a gravidez, permanecer muito tempo sentada, seja no escritório, no carro ou num avião, pode aumentar a dor na região da barriga, o risco de varizes nas pernas e favorecer a formação de coágulos. Para evitar estes riscos, uma boa dica é urinar com frenquência, isto vai obrigá-la a levantar-se pelo menos de 2 em 2 horas.

Use uma cadeira com apoio de braços, de maneira a que possa acomodar-se adequadamente e contar com um apoio na hora de se levantar.

Às vezes um almofadão pode ajudar a melhorar a posição. Para reduzir a tensão na sua coluna, faça com que os seus pés descansem sobre um apoio de pés (alguns livros ou um banquinho podem ser uma ótima alternativa), e evite de cruzar as pernas.

Se no seu trabalho você tem que passar muito tempo parada, tente caminhar a cada uma ou duas horas, durante dez a quinze minutos, mova os dedos do pé ou rode os pés para um lado e para o outro em breves sessões de 15 ou 20 exercícios para cada um.

Ficar muito tempo de pé pode diminuir a chegada de sangue ao útero. Use meias de descanso e sapatos sem salto.

Na hora de viajar

À partir do 3° trimestre, sua barriga já tem um tamanho considerável e seu peso terá aumentado pelo menos 10Kg. Se ônibus com frequência, viaje sempre sentada, exija os assentos exlusivos para grávidas

No carro, não deixe de utilizar o cinto de segurança: a faixa diagonal deve passar através do ombro e entre os seios e o abdómen, enquanto que a faixa horizontal deve colocar-se por debaixo da barriga. Ou seja, , por cima ou por baixo da barriga, mas nunca sobre ela.

Exercícios Físicos para Gestantes

Não é necessário que deixe de praticar os seus exercícios habituais. No entanto, convém que evite as competições. A prática de exercícios tem numerosas vantagens: mantém um nível constante de glicose no sangue, evita ganho de peso excessivo, reduz as dores e as cãibras e melhora a postura de todo o corpo.

A natação, a bicicleta, ou simplesmente as caminhadas, podem ser excelentes opções para manter a boa forma. Faça exercícios regularmente, duas ou três vezes por semana, durante 20 ou 30 minutos.

Se sente falta de ar, enjoa ou a sua visão fica desfocada, interrompa o exercício e descanse. Durante a prática de exercícios abdominais na posição deitada e com as costas em contato com o solo, algumas mulheres podem ter uma queda de pressão arterial, porque o volume do útero descansa sobre a veia cava inferior e impede uma adequada chegada de sangue ao útero. Simplesmente suspenda estes exercícios e troque-os por outros em posição de lado. Use sempre um tênis, de preferência os que absorvem o impacto excessivo.

Os temidos raios X

O ideal é evitá-los. Seguramente, o seu médico só os indicará se for imprescindível, ou irá adiar para depois do parto. Se forem necessários e não se puderem evitar, não se preocupe: a possibilidade de danos é muito baixa. Se tem que tirar uma radiografia, lembre-se de informar que está grávida. Desta maneira, o radiologista poderá tomar as precauções necessárias, e será colocado um avental de chumbo sobre o abdómen para proteger o bebê.

Uma questão de bom senso

Os antigos gregos mantinham as mulheres grávidas no "gineceu", o melhor cômodo da casa, para evitar que estivessem expostas a coisas desagradáveis ou nocivas que pudessem afetar negativamente o bebê. Ali, as mulheres passavam a sua gravidez rodeadas de beleza, mimos e comodidades.

Hoje em dia, por razões óbvias, isto não é possível. Mas, também não é necessário, porque a gravidez não é uma doença, mas sim um estado próprio das mulheres saudáveis. No entanto, trata-se de uma circunstância especial que requer alguns cuidados.

Embora seja uma situação completamente normal, não deixa de ser um esforço que o organismo tem de fazer a mais durante a gestação..

Não é necessário alterar muita coisa em sua rotina, o mais importante é usar sempre o critério do bom senso, pensando que agora você deve se preocupar com o bem estar e saúde de 2 pessoas, você e o seu bebê.

Leia também:


Outras matérias desta seção - Clique nos itens abaixo
Beleza
Preparativos
Gestação
Direitos
 
 

Visite Também as seções:

COTAÇÃO EXPRESS
Ferramenta Gratuita para pesquisa de preços

Selecione Abaixo:

Cotação Express - Festa Infantil
Buffets, Decoração, Buffet em Casa, etc...

Cotação Express - Produtos para Bebês
Enxoval de Bebê, Carrinho, Berço, etc...

Cotação Express - Produtos para Mães e Gestantes
Moda Gestante, Bolsa Maternidade, Obstetras, etc...


Guia de Compras
Produtos para Gestantes e Bebês
 

Um guia de lojas com produtos para a mamãe e o bebê.

Produtos para Gestantes e Bebês

Guia de Festas Infantis
  Um Guia com empresas de todo o Brasil que oferecem produtos e serviços para Festas Infantis.
Guia des Festas Infantis
 

Guia de Escolas e Berçários
  Um Guia com Escolas, Maternais, Escolas de Ensino Fundamental, cursos de natação para bebês, etc.. Guia de Escolas e Berçários  

 

 
 
Destaques
 

Publicidade